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Tecnologia, trabalho e educação: perspectivas e trajetórias de jovens no mercado de trabalho informatizado

Processo: 05/00689-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins
Beneficiário:Tatiana de Souza Fonseca
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do trabalho   Mercado de trabalho   Qualificação profissional   Reestruturação produtiva   Tecnologia da informação   Jovens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Jovens | Mercado De Trabalho | Qualificacao Profissional | Reestruturacao Produtiva | Sociologia Do Trabalho | Tecnologia Da Informacao | Sociologia do Trabalho

Resumo

A gradual eliminação da reserva de mercado para o setor de informática e telecomunicações nos anos 90, assim como uma intensa reestruturação industrial desde a década anterior, inauguraram um período de profundas transformações no mercado de trabalho brasileiro. Esse período foi marcado por um expressivo aumento no desemprego e pela emergência de novas demandas por qualificação profissional, exigindo um grande esforço por parte dos trabalhadores para se ajustarem a novos padrões de relação de trabalho, de organização e gestão produtiva, e de formação educacional e profissional. Pretendemos trazer uma contribuição para a reflexão sobre essas transformações a partir de um estudo sobre os jovens que buscam formação profissional no setor de Tecnologia da Informação (TI), setor que, aliás, passou a ter uma importância estratégica para o desenvolvimento do país. Queremos saber como se deu o ajustamento desses jovens às novas demandas do mercado de trabalho informatizado; quais as questões que a expansão tecnológica traz para pensarmos a relação deles com o mundo do trabalho e sua formação educacional e cultural; e como o setor educacional está preparando esses jovens para o atual mercado de trabalho dinâmico e informatizado. Tal reflexão torna-se relevante na medida em que o desenvolvimento de setores ligados à tecnologia ganha destaque nas políticas econômicas do governo, que vem discutindo a necessidade de inclusão digital e da formação de mão-de-obra técnica de boa qualidade. (AU)

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