Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e dinamica populacional de tres especies arboreas em fragmentos florestais no planalto atlantico de sao paulo. paulo.

Processo: 05/54782-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Alexandre Adalardo de Oliveira
Beneficiário:Cristiane Follmann Jurinitz
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica   Fragmentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demografia De Arvores | Floresta Atlantica | Fragmentacao | Modelos Matriciais

Resumo

A drástica redução da área de ocorrência da Floresta Atlântica é um dos problemas mais sérios para a conservação da biodiversidade brasileira e mundial. Elucidar como se processam os efeitos da fragmentação é, portanto, prioritário para uma atuação adequada na conservação deste bioma. Para as espécies arbóreas já foram documentados diversos efeitos da fragmentação. No entanto, pouco se sabe sobre os processos demográficos responsáveis por estes efeitos e que podem levar à extinção de espécies. Para propiciar este entendimento, estudos de dinâmica de populações são fundamentais. O desenvolvimento do presente projeto tem como objetivo geral determinar a estrutura e investigar aspectos da dinâmica das populações de três espécies arbóreas na situação de floresta fragmentada e contínua no Planalto Atlântico Paulista. Serão selecionadas populações de espécies que ocupem diferentes estrato na floresta (sub-bosque, dossel e emergente), em seis fragmentos e seis áreas contínuas em duas situações de paisagens no Planalto de Ibiúna. Para a análise demográfica serão alocadas parcelas permanentes e acompanhados indivíduos dessas populações em todos os estádios de desenvolvimento, com recenseamentos anuais. Por fim, com o intuito de integrar toda a análise demográfica, serão empregados modelos matriciais e análises de experimentos de resposta de tabela de vida, que permitirão previsões a cerca da conservação a longo prazo e dos efeitos da fragmentação nessas populações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JURINITZ, CRISTIANE F.; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE A.; BRUNA, EMILIO M.. Abiotic and Biotic Influences on Early-Stage Survival in Two Shade-Tolerant Tree Species in Brazil's Atlantic Forest. Biotropica, v. 45, n. 6, SI, p. 728-736, . (05/54782-3, 06/56054-8)
JURINITZ, CRISTIANE F.; DE OLIVEIRA, ALEXANDRE A.; BRUNA, EMILIO M.. Abiotic and Biotic Influences on Early-Stage Survival in Two Shade-Tolerant Tree Species in Brazil's Atlantic Forest. Biotropica, v. 45, n. 6, p. 9-pg., . (06/56054-8, 05/54782-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JURINITZ, Cristiane Follmann. Ecologia das populações de duas espécies arbóreas em fragmentos florestais no planalto Atlântico Paulista. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.