Busca avançada
Ano de início
Entree

Emaranhamento dè campos dè cavidades distintas usando átomos acoplados e transferência dè estados quânticos entre átomos localizados Èm cavidades ópticas acopladas

Processo: 05/58194-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:José Antonio Roversi
Beneficiário:Bruno Ferreira de Camargo Yabu Uti
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Emaranhamento quântico

Resumo

Considerando duas situações diferentes: átomos emaranhados passando por cavidades ópticas distintas e cavidades ópticas acopladas com um átomo de dois níveis em cada uma deles, pretendemos estudar: i) a dinâmica de estados entre os átomos dos sistemas; ii) o emaranhamento entre os diferentes sub-sistemas e a transferência de emaranhamento entre átomos de cavidades diferentes e emaranhamento das cavidades; iii) transferência de estados entre átomos; iv) como a robustez dos resultados de emaranhamanto e transferências de estados entre as átomos dependem do acoplamento entre as cavidades, bem como o emaranhamento entre as cavidades 9levando em conta que se trata de meios físicos não-locais, procurando entender e quantificar os processos de decoerências envolvidos. Deveremos abordar diferentes preparações de estados iniciais para o sistema total, átomos-cavidades, manipulando estados iniciais puros e de mistos do tipo Wemer, estado térmicos para campos das cavidades. Com isso, verificarmos intensidades e limites de emaranhamento quântico, consistentes com uma fidelidade maior que 2/3 na transferência dos estados atômicos e portanto teleportação quântica. Estes objetivos têm por finalidade colocamos dentro de um cenário atual de grande interesse na área de Informação Quântica, usando sistemas físicos simples, como átomos em cavidades, íons aramdilhados, redes ópticas, redes de spins, etc... Dado ao tempo de duração deste mestrado, o aluno se ocupará basicamente com átomos em cavidades ópticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YABU-UTI, B. F. C.; NOHAMA, F. K.; ROVERSI, J. A. GENERATION OF AN EPR PAIR OF ATOMS IN COUPLED CAVITIES SYSTEM VIA AN OPTICAL FIBER. INTERNATIONAL JOURNAL OF QUANTUM INFORMATION, v. 6, n. 5, p. 1021-1031, OCT 2008. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.