Busca avançada
Ano de início
Entree

Predição do desenvolvimento de cárie dentária em pré-escolares de 5 anos de idade

Processo: 05/58979-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Pereira
Beneficiário:Karine Laura Cortellazzi Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Crianças   Pré-escolar   Piracicaba (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Risco | Incremento De Carie Dentaria | Variaveis Clinicas | Variaveis Comportamentais | Variaveis Sociodemograficas

Resumo

O objetivo desta pesquisa é avaliar o poder preditivo de variáveis clínicas, sociodemográficas e comportamentais em um modelo de predição de cárie em crianças na faixa etária de 5 anos, baseado no incremento da doença após 18 e 30 meses do levantamento inicial (2005). Foram selecionadas aleatoriamente 22 pré-escolas públicas e 18 pré-escolas privadas da cidade de Piracicaba, totalizando 728 crianças com 5 anos de idade examinadas inicialmente no ano de 2005. O exame inicial (2005) foi realizado sob luz natural, no pátio das pré-escolas, utilizando-se sonda periodontal IPC (OMS, 1999) e espelho bucal plano, com secagem prévia dos dentes por um único examinador devidamente treinado e calibrado. Informações sobre variáveis clinicas (prevalência de cárie e de má oclusão, presença de mancha branca ativa, condição gengival e fluorose), sociodemográficas (sexo, tipo de escola, escolaridade dos pais, renda familiar, habitação, número de residentes na mesma casa, profissão do chefe da família, classe social e indicadores de exclusão/inclusão social) e comportamentais (visita ao dentista, uso de dentifrício na escovação, origem da água de consumo próprio, gestação, nascimento, características respiratórias e presença de hábitos na rotina diária da criança) foram coletadas. Passados 18 e 30 meses do levantamento inicial, uma nova coleta de dados clínicos será realizada em 2006 e 2007 buscando reproduzir todas as condições do baseline. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTELLAZZI, KARINE LAURA; DA SILVA TAGLIAFERRO, ELAINE PEREIRA; PEREIRA, STELA MARCIA; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; GUERRA, LUCIANE MIRANDA; VAZQUEZ, FABIANA DE LIMA; MENEGHIM, MARCELO DE CASTRO; PEREIRA, ANTONIO CARLOS. A Cohort Study of Caries Incidence and Baseline Socioeconomic, Clinical and Demographic Variables: A Kaplan-Meier Survival Analysis. ORAL HEALTH & PREVENTIVE DENTISTRY, v. 11, n. 4, p. 349-358, . (06/50251-6, 05/58979-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Karine Laura Cortellazzi. Avaliação de risco de carie dentaria em pre-escolares: estudo longitudinal. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.