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Estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS: direito à educação de crianças que (con)vivem com HIV/AIDS

Processo: 05/57929-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ivan França Junior
Beneficiário:Eliana Miura Zucchi
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):HIV   AIDS   Direito à educação   Direitos humanos   Discriminação social   Estigma
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aids | Direitos Humanos | Discriminacao | Educacao | Estigma | Hiv

Resumo

O exercício do direito à educação de crianças e jovens é considerado um elemento crítico para a formulação de estratégias de combate à AIDS. Este estudo tem como objetivo geral caracterizar o impacto do estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS em crianças e jovens órfãos por AIDS, sejam estes infectados, afetados e vulneráveis ao HIV/AIDS no que concerne ao gozo do direito à educação. Especificamente, busca-se investigar a discriminação institucional quanto às potenciais recusas no acesso à educação e restrições impostas no ambiente educacional com base na orfandade por AIDS. O material utilizado será um conjunto de entrevistas em profundidade e grupos focais realizados com profissionais de educação de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. Tendo a perspectiva de direitos humanos como marco teórico, serão sistematizados os relatos do cotidiano escolar sobre ações, direta ou indiretamente relacionadas ao estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS e identificadas as formas de discriminação institucional: acesso e restrições no ambiente educacional. Posteriormente, buscar-se-ão as fontes destas: leis, regulamentos ou práticas. O quadro teórico da Análise Institucional será utilizado para aprofundar o exame do material empírico quanto às formas e fontes já referidas, com especial atenção às práticas e discursos dos atores sociais que compõem as instituições educacionais. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZUCCHI, Eliana Miura. Estigma e discriminação relacionados ao HIV/Aids: direito à educação de crianças e jovens órfãos por Aids. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.