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Alteridade e desejo em interacoes sociais: o caso dos jogos de representacao de papeis (rpg).

Processo: 05/57436-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Livia Mathias Simao
Beneficiário:Danilo Silva Guimarães
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dialogismo   Intersubjetividade   Desejo   Alteridade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteridade | Desejo | Dialogismo | Intersubjetividade | Role-Playing Games (Rpg)

Resumo

Neste projeto apresentamos uma proposta de investigação de relações de alteridade em interações sociais. Para viabilizar essa proposta vemos, em primeiro lugar, necessidade de um aprofundamento de nossa parte quanto a essa noção filosófica, o que pretendemos fazer tomando como eixo a noção de 'Desejo do Infinito' em Lévinas. Isto porque supomos que o diálogo entre psicologia construtivista semiótico-cultural e a filosofia pode trazer, enquanto desdobramentos futuros, melhor compreensão das relações interpessoais. Este diálogo é, por isso, interessante para propor novos aspectos teórico-metodológicos nessa abordagem da psicologia em relação à dimensão da alteridade. Até o momento, nossa compreensão da noção de alteridade implica na discussão de outra dimensão, a do desejo como o movimento da subjetividade no sentido de perseguir e abrigar o que a excede. Consideramos, a partir de pesquisa anterior (FAPESP-IC) que as situações vividas em sessões de jogos de RPG podem se configurar como um bom contexto de interação social para se pesquisar essa questão na medida em que esse jogo é um propiciador da criação fictícia, de performances e atuação lepresentacional. A análise do processo de ruptura e transição, realizada por jogadores de RPG pode expressar o caminho percorrido pela subjetividade, para além de si mesmos, em seu campo de interação. Por isso, pretendemos manter o RPG como situação empírica na pesquisa a que se refere o presente projeto. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Danilo Silva. Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.