Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de linfocitose b monoclonal em filhos de pacientes com leucemia linfocitica cronica nao familiar.

Processo: 05/59209-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Roberto Passetto Falcão
Beneficiário:Daniel Mazza Matos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Citometria de fluxo   Leucemia linfocítica crônica de células B
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citometria De Fluxo | Leucemia Linfocitica Cronica | Linfocitose B Monoclonal

Resumo

A leucemia linfocítica crônica (LLC) é uma doença neoplásica caracterizada pela proliferação e acúmulo de pequenos linfócitos B de aparência madura, sendo responsável por 40% de todas as leucemias em adultos acima de 65 anos. O termo linfocitose B monoclonai (LBM) refere-se à detecção, por citometria de fluxo, de um pequeno número de células B monoclonais com imunofenótipo semelhante a LLC, em indivíduos aparentemente sadios, com contagens normais do sangue periférico. Vários trabalhos têm demonstrado a presença de LBM na população geral, bem, como em indivíduos advindos de famílias com pelo menos dois membros com o diagnóstico de leucemia linfocítica crônica (LLC familiar). Até a presente data, não existe qualquer estudo sobre a prevalência de LBM em parentes de primeiro grau de pacientes com leucemia linfocítica crônica esporádica, isto é, com apenas um caso em uma mesma família O objetivo deste estudo é pesquisar a presença de LBM em filhos de pacientes com LLC esporádica, bem como comparar, naqueles indivíduos onde a LBM for detectada, as características imunofenotípicas e citogenéticas com os pacientes índices (país) em cada uma das famílias. Tendo em vista que as bases biológicas para o aumento do risco familiar na leucemia linfocítica crônica ainda não foram plenamente esclarecidas, é possível que esse risco possa ser também extensivo aos parentes de primeiro grau na situação onde apenas um membro da família seja portador da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL MAZZA MATOS; ROBERTO PASSETTO FALCÃO. Linfocitose monoclonal de células B: uma breve revisão para clínicos gerais. São Paulo Medical Journal, v. 129, n. 3, p. 171-175, . (07/52462-7, 05/59209-0)