Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da funcao das proteinas mincd e spoiie na formacao do septo polar durante a esporulacao em bacillus subtilis.

Processo: 05/58883-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Frederico José Gueiros Filho
Beneficiário:Guilherme Louzada Silva Meira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/10616-4 - Estudo molecular de proteínas moduladoras da polimerização da FtsZ e seu papel no controle da divisão celular bacteriana, AP.JP
Assunto(s):Bacillus subtilis   FtsZ   Divisão celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacillus Subtilis | Divisao Celular | Esporulacao | Ftsz | Sistema Min | Spolle

Resumo

Bacillus subtilis exibe dois modelos de divisão celular. Na fase vegetativa a bactéria divide-se por fissão binária, com a formação do septo de divisão no meio da célula progenitora. Entretanto, na fase de esporulação a célula divide-se assimetricamente, com a formação do septo na região polar das células. A proteína FtsZ ocupa um lugar central no processo de formação do novo septo de divisão pois ela se auto-associa em uma estrutura com forma de anel comumente chamada "anel Z" que serve de arcabouço para o recrutamento de diversas proteínas envolvidas na formação do septo de divisão. Na fase vegetativa, a localização polar do septo de divisão é normalmente impedida pela ação do sistema MinCD, um inibidor de FtsZ que está localizado nos pólos. No estágio de esporulação postula-se que o complexo MinCD deixe os pólos permitindo a formação do septo assimétrico de divisão. Há relatos na literatura sobre a importância da presença de SpollE para a formação do septo polar. Evidências bioquímicas indicam que ela e FtsZ interagem de forma direta e evidências citológicas demonstram a colocalização de SpollE com o anel Z. Entretanto não se sabe qual a contribuição desta proteína na formação do anel Z polar. Com a finalidade de melhor compreendermos a dinâmica da mudança do septo medial para os pólos, nós temos os seguintes objetivos: 1) analisar a localização e a função do complexo MinCD no estágio de esporulação. 2) compreender a atuação molecular da proteína SpollE na formação do septo polar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEIRA, Guilherme Louzada Silva. Estudo do processo de divisão em Bacillus subtilis por microscopia de fluorescência vital. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.