Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de sentimentos e desempenho empático em crianças deficientes visuais e videntes: um estudo comparativo

Processo: 05/58583-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Bárbara Carvalho Ferreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Empatia   Pessoas com deficiência visual   Crianças   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Multimodal | Competencia Social | Deficiencia Visual | Educacao Especial | Empatia | Identificacao De Sentimentos

Resumo

Crianças deficientes visuais apresentam características preocupantes quanto ao repertório de habilidades sociais, dada sua dificuldade em identificar os sentimentos e conseqüentemente, o comprometimento de suas habilidades empáticas. A crescente inclusão destas crianças no ensino regular, a correlação positiva entre um repertório socialmente habilidoso e o sucesso acadêmico justificam a necessidade de caracterizar esse repertório como base para o planejamento de estudos nessa área. Tendo em vista estas questões, este estudo tem como objetivo avaliar as habilidades empáticas de crianças deficientes visuais e suas, diferenças ou semelhanças em relação a crianças videntes, em termos de: a) discriminação de sentimentos de outros com base em pistas contextuais verbais e para lingüísticas; b) desempenho observável diante de demandas de empatia; c) relação entre discriminação auditiva de sentimentos e desempenho observável; d) relação entre o desempenho observável e avaliação por outros significantes. Os participantes serão 15 crianças com diagnóstico médico de cegueira e baixa visão e 15 crianças videntes, bem como seus pais e professores. Os instrumentos a serem usados na coleta de dados serão: Questionário de avaliação dos comportamentos empáticos das crianças pelos professores e pais; História infantil gravada em áudio; Roteiro de entrevista sobre a história; Situação estruturada de observação do comportamento empático; Protocolo de observação dos comportamentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)