Busca avançada
Ano de início
Entree

Cotas universitárias: perspectivas de estudantes em situação de vestibular

Processo: 05/58940-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Orientação e Aconselhamento
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Fernanda Vieira Guarnieri
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ações afirmativas (política)   Vestibular   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao Afirmativa | Adolescente | Cotas Universitarias | Vestibular

Resumo

No Brasil, a discussão acerca da implantação de medidas de Ação Afirmativa tem tido relativa abertura na sociedade, pois buscam promover igualdade para grupos sociais em situação de desvantagem. A proposta das Cotas Universitárias tem origem nessas medidas, no entanto, pelo fato de se tratar de uma legislação recente, faz-se necessário acompanhar as repercussões desses programas de intervenção nas perspectivas dos jovens (possíveis beneficiários ou não). O objetivo deste estudo consiste em investigar as opiniões de estudantes, em situação de vestibular, sobre a implantação do sistema de cotas para ingresso na carreira universitária. Os participantes desse estudo serão estudantes de cursos preparatórios para o vestibular: (a) de organizações populares e/ou comunitárias e (b) de escolas privadas, de uma cidade de porte médio do Estado de São Paulo. O presente estudo será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, serão convidados 100 estudantes de cursinhos populares (Grupo A) e privados (Grupo B) para a aplicação do questionário elaborado com fins deste estudo. Para a segunda etapa serão selecionados, a partir da etapa anterior, 10 alunos de cada grupo (cinco de cada sexo) - organizando-se os Grupos X e Y - para a realização de uma entrevista individual em profundidade. Os dados serão tatados quantitativamente, por meio da estatística descritiva e qualitativamente com base na análise de conteúdo de Bardin. A articulação do conjunto de dados (variáveis: procedência escolar e gênero) permitirá a análise global do fenômeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUARNIERI, Fernanda Vieira. Cotas universitárias: perspectivas de estudantes em situação de vestibular. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.