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Programa de habilidades sociais profissionais para pessoas com deficiência física desempregadas: necessidades, processo e efeitos

Processo: 05/59796-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Almir Del Prette
Beneficiário:Camila de Sousa Pereira Guizzo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência física   Profissionalização   Habilidades sociais   Trabalho   Educação especial   Jovens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia Fisica | Educacao Especial | Habilidades Sociais | Jovens | Profissionalizacao | Trabalho

Resumo

Considerando o fato de que a maioria das empresas não preenche suas cotas de pessoas com deficiência; que as pessoas com deficiência física precisam melhorar a sua formação profissional; que as habilidades sociais são requisitos importantes para o trabalho, este estudo tem como objetivos: (a) identificar habilidades sociais relevantes para a inserção de jovens com deficiência física no mercado de trabalho; (b) planejar, aplicar e avaliar a eficácia de um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para a seleção de empregos e o desempenho profissional nos participantes; e (c) disponibilizar um programa padrão para essa população. Este estudo prevê, em seu delineamento, um grupo experimental (GE), um grupo placebo (GP) e um grupo de controle (GC), e será desenvolvido com, aproximadamente, 45 jovens com deficiência física (entre 18 e 26 anos), membros de uma associação situada em uma pequena cidade do interior do estado de São Paulo. O programa será estruturado em formato grupai, com 16 sessões, e será aplicado junto ao GE. O GP receberá uma intervenção, focalizando temas de interesse deste grupo, que não sejam assuntos próprios da área das habilidades sociais. Já o GC não receberá nenhuma intervenção. Os instrumentos compreenderão: Critério Brasil, IHS-Del-Prette, entrevistas, protocolo de registro das filmagens e avaliação por pares. Além da análise de conteúdo e do método descritivo, os resultados do GE. GP e GC no pré e pós-teste serão comparados por meio de estatística inferencial (p<0.05). (AU)

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