Busca avançada
Ano de início
Entree

As historias literarias romanticas pioneiras de fernandes pinheiro (1825, 1876), ferdinand wolf (1796-1866) e sotero dos reis (1800-1871).

Processo: 05/60033-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Francisco Foot Hardman
Beneficiário:Carlos Augusto de Melo
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conego Fernandes Pinheiro | Ferdinand Wolf | Francisco Sotero Dos Reis | Historias Literarias | Romantismo Brasileiro

Resumo

A pesquisa tem como objetivo fazer um estudo aprofundado acerca das histórias literárias românticas do cônego Fernandes Pinheiro, o Curso elementar de literatura nacional (1862); de Ferdinand Wolf, O Brasil literário (1863); e de Sotero dos Reis, o Curso de literatura portuguesa e brasileira (1866-1873); consideradas pelo círculo intelectual como as pioneiras desse gênero historiográfico no Brasil. Nesse sentido, elaborar-se-á uma Tese de Doutorado a respeito de suas diferentes abordagens teóricas e metodológicas, atendo-se à periodização, à apresentação e análise crítica dos escritores e obras, às influências críticas e filosóficas, à representação do nacionalismo literário, etc. A pesquisa pretende também se fixar num estudo dos discursos de recepção crítica acerca dessas histórias literárias, feitos pelos diversos escritores conceituados de nossa crítica literária, com o intuito de verificar como elas e seus autores vêm sendo representados na história da crítica brasileira. Por fim, empreender-se-á o levantamento dos textos críticos mais relevantes desses três historiadores, dispersos nos principais jornais e revista da época, a fim de auxiliar no entendimento do seu pensamento crítico. Esses textos serão recuperados e reunidos numa coletânea que será colocada em circulação, visando auxiliar aos estudiosos de nossa literatura do século XIX. Desse modo, essa pesquisa será de grande significância para o aprofundamento da historiografia literária romântica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Carlos Augusto de. A formação das historias literarias no Brasil: as contribuições de Conego Fernandes Pinheiro (1825-1876), Ferdinand Wolf (1796-1866) e Sotero dos Reis (1800-1871). 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.