Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise proteomica comparativa da celula epitelial do tubulo proximal humano (hk-2) diante dos efeitos nefrotoxicos dos agentes quimiotera picos e carboplatina.

Processo: 05/59840-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Dulce Elena Casarini
Beneficiário:Juliana Dinéia Perez Brandão
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cisplatino   Quimioterápicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Bidimensional | Cisplatina | Nedaplatina | Nefrotoxidade | Quimioterapicos

Resumo

A cisplatina (CPT) é uma substância extremamente eficiente na inibição da divisão celular, portanto é utilizada como droga antitumoral no tratamento de neoplasias, porém seu uso vem sendo limitado por apresentar-se como uma substância nefrotóxica podendo originar insuficiência renal aguda (IRA) bem como apoptose e necrose nas células do túbulo proximal na região S3. Pesquisas recentes com o quimioterápico nedaplatina (NPT), mostraram atividade antitumoral equivalente a da CPT e uma menor toxicidade renal. Nos últimos anos o proteoma está sendo uma ferramenta poderosa na pesquisa em Nefrologia, principalmente na identificação de proteínas suscetíveis a modificações quando em contato com agentes nefrotóxicos, além de identificar biomarcadores, auxiliando na busca de melhores tratamentos. Portanto, o objetivo deste estudo será identificar as proteínas que possam estar envolvidas no processo de nefrotoxicidade a partir do uso da CPT e NPT, possibilitando futuramente a identificação de marcadores biológicos que possam constituir alvos terapêuticos minimizando os danos causados pela IRA. Para isso utilizaremos três grupos de células de túbulo renal de porco (LLC-PK1): controle (CT), expostos a CPT e NPT. Os métodos aplicados serão: identificação dos processos de apoptose e necrose, ensaio colorimétrico e imunofluorescência de caspases, eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida, digestão, identificação das proteínas por espectrômetria de massa e análise em banco de dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ, JULIANA DINEIA; COLUCCI, JULIANA ALMADA; SAKATA, MAISA MAYUMI; CUNHA, TATIANA SOUSA; ARITA, DANIELLE YURI; CASARINI, DULCE ELENA. Proteomic Approaches in Understanding a Detected Relationship between Chemotherapy-Induced Nephrotoxicity and Cell Respiration in HK-2 Cells. NEPHRON PHYSIOLOGY, v. 119, n. 1, p. P1-P10, . (05/59840-1, 07/55799-2)