Busca avançada
Ano de início
Entree

Graciliano ramos e a revista novidade.

Processo: 05/01958-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Alcides Celso Oliveira Villaça
Beneficiário:Ieda Lebensztayn
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Infância   Graciliano Ramos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Graciliano Ramos | Infancia | Prosa Moderna | Revista Novidade | Graciliano Ramos

Resumo

O objetivo de meu trabalho é compreender a formação da obra de Graciliano Ramos, para dar continuidade a meu mestrado sobre Caetés (1933), romance de estréia do escritor. Apresentarei a revista Novidade (Maceió, 1931), porta-voz das inquietações políticas e culturais do grupo nordestino ao qual ele pertenceu. Vou deter-me nas questões centrais e nos principais autores da revista, a partir de textos selecionados, reveladores dos temas a que Graciliano deu forma artística. Estudarei as crônicas do romancista publicadas na Novidade – “Sertanejos”, “Chavões” (inéditas), “Milagres” e “Lampião” –, vinculando-as a capítulos de Infância (em especial, “Os astrônomos”). Assim, apreendidos os elementos-chave temáticos e composicionais desses textos, eu os retomarei na análise e interpretação de cenas e imagens centrais de S. Bernardo, Angústia e Vidas secas. Meu horizonte é reconhecer como Graciliano formalizou o impasse da educação num mundo de violência e as possibilidades de superá-lo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEBENSZTAYN, Ieda. Graciliano Ramos e a Novidade: o astrônomo do inferno e os meninos impossíveis. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.