Busca avançada
Ano de início
Entree

Dialogo virtual e interacao em atividades nao-presenciais: desenvolvimento de um processo de tutoria pela internet.

Processo: 05/01509-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcelo Giordan Santos
Beneficiário:Silvia Cristina Dotta
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diálogo   Análise do discurso   Dialogismo   Polifonia   Educação a distância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Dialogismo | Dialogo | Ferramentas Culturais | Linguagem De Internet | Polifonia | Educação a distância

Resumo

Esta pesquisa pretende conhecer as características dos gêneros e padrões discursivos das linguagens utilizadas em interações mediadas pela internet e os potenciais e limites educativos da interação dialógica. Para isso, serão considerados os conceitos de dialogismo e polifonia na análise do discurso, de interatividade construído a partir da comunicação mediada por computador e das propriedades da ação mediada e da apropriação de ferramentas culturais. Será construída uma base de dados a partir da implementação de um sistema de tutoria pela internet, inserido no contexto de atividades de orientação a distância. Essa base de dados será analisada à luz de uma fundamentação teórica que parte da definição de interatividade/interação, conceitos, práticas e estratégias didáticas do ensino a distância, comunicação mediada por computadores, e elementos constitutivos da linguagem e da interação dialógica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOTTA, Silvia Cristina. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.