Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos de síntese e degradação do radical óxido nítrico em vegetais: o papel de mitocôndrias nessas vias

Processo: 05/59616-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Ione Salgado
Beneficiário:Halley Caixeta de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):L-arginina   Mecanismos de defesa vegetal   Mitocôndrias vegetais   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:L-Arginina | Mecanismos De Defesa Vegetal | Mitocondria | Nitrito | Oxido Nitrico | Relacoes Fitopatogenica

Resumo

Enzimas com atividade óxido nítrico sintase (NOS) e atividades redutoras de nitrito, dependente e independente da nitrato redutase (NR), têm sido apontadas como as principais responsáveis pela origem do óxido nítrico (NO) nos vegetais. Evidências recentes sugerem que a produção de NO dependente de nitrito (e NR-independente) ou de arginina (atividade NOS) estão ambas localizadas na mitocôndria. Nesse contexto, pretendemos analisar a importância relativa das vias de síntese de NO para o desenvolvimento de mecanismos de defesa na relação fitopatogênica. Para isso, plantas de Arabidopsis thaliana mutantes deficientes na enzima NR serão cultivadas em diversas condições que permitam o restabelecimento dos níveis endógenos de nitrito, arginina e/ou aminoácidos totais em relação ao genótipo selvagem. O efeito desses tratamentos na indução de mecanismos de defesa em resposta à inoculação da bactéria Pseudomonas syringae pv. maculicola será analisado. Ainda, a síntese de NO a partir de arginina ou nitrito será caracterizada em homogeneizados foliares e em mitocôndrias isoladas. Além da síntese, mecanismos de remoção do NO são importantes no controle da sinalização e da toxicidade desse radical. Assim, será também caracterizada a degradação de NO por miocôndrias isoladas de batata, Arabidopsis e fígado de rato. Os resultados obtidos poderão contribuir para um melhor entendimento sobre a importância dos processos de síntese e degradação na homeostase do NO e na defesa vegetal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Halley Caixeta de. Estudo da homeostase do radical óxido nítrico na bionergética mitocondrial e na resposta de defesa vegetal ao ataque de patógenos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.