Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da distrofia muscular do golden retriever (dmgr) na viabilidade espermatica e nas caracteristicas morfologicas do aparelho reprodutor masculino

Processo: 06/50272-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Maria Angelica Peres
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Reprodução   Citometria de fluxo   Felidae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citometria De Fluxo | Crioperesevacao | Espermiograma | Felinos | Reproducao | Semen

Resumo

Este trabalho pretende validar métodos, já utilizados em outras espécies, para avaliação mais acurada do sêmen de felinos, possibilitando otimizar a utilização do mesmo para que se obtenham melhores resultados reprodutivos em espécies ameaçadas de extinção. Serão realizadas 3 colheitas de sêmen de 10 machos de gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), e de 10 machos de gato doméstico (Felis catus). Os ejaculados de ambas as espécies, serão colhido pelo método da eletroejaculação com os animais sob anestesia geral. Será realizado o espermiograma completo de todas as amostras no momento da colheita e após a descongelação do sêmen. Após a colheita, o sêmen será centrifugado para retirada do plasma seminal e diluído em meio Tris com 20% de gema de ovo e 4% de glicerol. O volume final será separado em duas alíquotas, uma para avaliação imediata e outra para congelação. Será realizada citometria de fluxo com a utilização de 3 sondas fluorescentes associadas: o isotiocianato de fluoresceina (FITC) conjugada com aglutinina do Pisum sativum (PSA); iodeto de propídio (PI) e JC-1. Será realizado também teste de ligação do espermatozóide ao oócito de gatas domésticas. Os oócitos serão incubados com espermatozóides, os complexos oócito/espermatozóides serão corados com orceína acética e o número de espermatozóides desses complexos será então quantificado em microscópio de luz. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERES, M. A.; DA ROCHA, A. M.; VANNUCCHI, C. I.; MENDES, C. M.; CAVALCANTI, P. V.; NICHI, M.; AMBROSIO, C. E.; MIGLINO, M. A.; VISINTIN, J. A.; D'AVILA ASSUMPCAO, M. E. O.. Semen analysis of Golden Retriever healthy dogs and those affected by muscular dystrophy. ANDROLOGIA, v. 46, n. 3, p. 277-282, . (06/50272-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERES, Maria Angelica. Influência da distrofia muscular do Golden Retriever (GRMD) na viabilidade espermática e nas características morfológicas do aparelho reprodutivo masculino. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.