Busca avançada
Ano de início
Entree

Materiais nanoestruturados porosos ancorados para o uso na remocao de corantes industriais.

Processo: 05/59273-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Claudio Airoldi
Beneficiário:Andrea Sales de Oliveira Moscofian
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06635-8 - Estudos termodinâmicos de interações em sistemas homogênicos e heterogêneos com ênfase em calorimetria, AP.TEM
Assunto(s):Sílica mesoporosa   Corantes   Processo sol-gel   Talco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corante | Filossilicato | Lamelar | Silica Mesoporosa | Sol-Gel | Talco

Resumo

Nesse plano de pesquisa a aluna irá modificar quimicamente o material natural talco e outros filossilicatos sintéticos, além da sílica mesoporosa. Os agentes químicos modificadores são os sililantes, tendo o uso de 3-aminopropiltrimetoxissilano, 3-cloropropiltrimetoxissilano e cloreto de octadecil (3-trimetoxissililpropil) amônio. No caso do composto clorado, a reação subseqüente implica em reagir com piridina, para dar o nanocomposto catiônico. Assim, sempre os agentes covalentes imobilizados quimicamente ou fixados em sílica mesoporosa através do processo sol-gel, poderão remover espécies negativas em meio ácido ou neutro, dependendo da superfície, e escolheu-se para tanto, os corantes com cargas negativas, que são altamente usados em indústria têxtil. Dentre eles forma selecionados amarelo reativo GR, vermelho reativo RB e azul reativo RN, os quais possuem grupos carregados negativamente, que potencialmente poderão ser removidos de um ambiente aquoso, simulando os efluentes existentes nas indústrias. Os efeitos interativos nanomaterial/corante na interface sólido/líquido, possibilitarão também a determinação quantitativa através de titulações calorimétricas, cujos dados obtidos permitirão determinar as grandezas termodinâmicas envolvidos neste processo interativo em condições heterogêneas. Esta é uma excelente proposta para a aplicação de nanomateriais tanto natural como sintéticos na remoção de corantes, que são altamente tóxicos ao meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOSCOFIAN, Andrea Sales de Oliveira. Filossilicatos de magnesio e silicas mesoporosas organofuncionalizados para o uso na remoção de corantes industriais. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.