Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise do enquadramento a cobertura das revistas veja e carta capital na campanha presidencial de 2006.

Processo: 06/53387-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 23 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Murilo César Soares
Beneficiário:Flavio Agnelli Mesquita
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Jornalismo impresso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Enquadramento | Eleicoes Presidenciais | Jornalismo Impresso | Revista Carta Capital | Revista Veja

Resumo

Por meio da Análise de Enquadramento (frame analysis), a pesquisa analisará as organizações textuais jornalísticas, assim como os vários tipos de orientações e relações sistemáticas, lingüísticas que estas organizações trazem aos significados dos textos e que, inevitavelmente, estruturam os relatos noticiosos. Para a aplicação do enquadramento, optamos por analisar as coberturas realizadas pelas revistas Veja e Carta Capital na eleição presidencial de 2006. Utilizamos a mitologia da Análise de Enquadramento por ela trazer grandes contribuições ao estudo dos enfoques e escolhas jornalísticas que determinam significados diversos nos acontecimentos noticiados. Dessa forma, buscamos montar um estudo capaz de identificar as diferenças ou semelhanças que caracterizarão o trabalho jornalístico de Veja e Carta Capital num momento de tamanha relevância social como as eleições para a escolha do presidente da República em 2006. Assim, após coletar todas as matérias político-eleitorais veiculadas neste ano, escolheremos três acontecimentos de maior relevância e cobertura jornalística, a fim de desenvolver uma análise comparativa das revistas nessas coberturas. Finalmente, esperamos poder, com nossa pesquisa, contribuir para os estudos brasileiros em análise do enquadramento e à análise do papel da imprensa em eleições presidenciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)