Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetoria de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados.

Processo: 07/56426-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marilia Freitas de Campos Tozoni Reis
Beneficiário:Luciana Falcon Cassini
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Trajetórias   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Ambiental | Educadores Ambientais | Formacao De Educadores | Trajetorias

Resumo

A educação ambiental é uma área em construção, tanto no que diz respeito ao campo teórico que a fundamenta e as suas formas metodológicas, quanto aos seus atores, diferentes sujeitos que a apropriam de variadas formas. Existem diversas "portas de entrada" para a educação ambiental, assim como muitas formas de pensá-la e fazê-la. A compreensão de como se formam os educadores ambientais é tema pertinente para análise e pesquisa: como pensam, o que fazem, por que fazem, ou seja, compreender o universo daqueles que trabalham com educação ambiental. Este é o objetivo deste estudo. Os esforços serão direcionados para "descobrir" a trajetória dos educadores ambientais pela identificação e análise de suas histórias e pela (re)construção dos caminhos por eles percorridos; revelar os condicionantes de suas escolhas; identificar suas atividades em educação ambiental, suas dificuldades para atuação e suas expectativas de realização. Serão analisadas, sob a perspectiva da educação ambiental crítica, os resultados das entrevistas realizadas com educadores ambientais que atuam na região de Bauru, interior paulista. Através da sistematização destas trajetórias, pretendemos construir um perfil dos educadores ambientais na região e trazer assim algumas respostas para a proposta de pesquisa (quem é e como se forma o educador ambiental). Essa análise poderá oferecer maior compreensão da identidade do sujeito educador ambiental, contribuindo no processo de sua formação e no de formação de futuros educadores, assim como poderá contribuir para as práticas educativas ambientais. A modalidade de pesquisa adotada será a "pesquisa de campo" e se dividirá em 4 grandes etapas: 1- Formação da rede de educadores a serem entrevistados; 2- Realização das entrevistas; 3- Tratamento dos dados coletados; e 4- Análise dos dados coletados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASSINI, Luciana Falcon. Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.