Busca avançada
Ano de início
Entree

Associacao entre crescimento neoplasico e gravidez: estudo do perfil hormonal e alteracoes placentarias em ratas prenhez portadoras do carcinossarcoma de walker 256.

Processo: 05/03542-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Angela Luzia Drezza
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Placenta   Prolactina   Carcinoma 256 de Walker   Neoplasias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer | Gravidez | Placenta | Prolactina | Tumor De Walker 256 | Nutricao, Cancer , Crescimento e Desenvolvimento

Resumo

Neoplasia ou tumor, segunda causa morte mais importante, é definida como a proliferação desordenada de células derivadas de uma que sofreu diferenciação anormal, podendo invadir outros órgãos ou tecidos, formar metástases ou provocar anaplasias. O carcinossarcoma de Walker 256, muito utilizado em estudos de câncer, é extremamente agressivo e invasivo, além de provocar diversas mudanças metabólicas no hospedeiro.A gravidez, outra situação de intensa multiplicação celular, gera diversas modificações no útero materno para a implantação do blastocisto, que são provocadas por hormônios como estradiol e progesterona. O tempo e curso de gravidez dependem da unidade materno / fetal, a placenta, que é o órgão responsável pela trocas entre mãe e feto, além de secretar prolactina, estrógenos e progesterona.A prolactina está fortemente relacionada ao desenvolvimento de carcinomas, podendo agir como mitógeno das células tumorais, favorecer seu crescimento, motilidade e evitar apoptose. Também pode sensibilizar a resposta de certos tecidos, aumentando o número de receptores PRLR específicos e funcionar como regulador positivo nos receptores de estrógeno (ERα e ERβ) em alguns tecidos reprodutivos. A presença desses receptores em células tumorais aparentemente torna a neoplasia mais invasiva. O objetivo deste trabalho é, então, definir o perfil hormonal de ratas grávidas portadoras ou não de tumor ou inoculadas com fluido ascítico, verificando as alterações no balanço dos hormônios da gravidez no desenvolvimento da placenta, tumor e feto. Serão localizados, também, os receptores de estrógeno e progesterona nos tecidos placentários e do tumor e superfícies de células cultivadas de placenta, além da possível resposta dos receptores à diferentes dosagens hormonais. Para tanto, será determinado o perfil hormonal dessas ratas grávidas acometidas ou não de tumor e os efeitos indiretos do tumor a partir da inoculação do liquido ascítico, desse modo elucidando-se a interação dos receptores com diferentes hormônios poderemos trazer avanços no prognóstico de carcinomas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DREZZA, Angela Luzia. Associação entre crescimento neoplasico e gravidez: estudo do perfil hormonal e alterações placentarias em ratas prenhes potadoras do carcinossarcoma de walker 256. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.