Busca avançada
Ano de início
Entree

A alfabetizacao cientifica desde as primeiras series do ensino fundamental - em busca da viabilidade para a proposta.

Processo: 06/51268-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Maria Pessoa de Carvalho
Beneficiário:Lúcia Helena Sasseron Roberto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Linguagem científica   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enculturacao Cientifica | Ensino De Ciencias | Ensino Fundamental | Ensino Por Investigacao | Linguagem Cientifica

Resumo

Tendo em vista que a educação em Ciências nas primeiras séries do Ensino Fundamental tradicionalmente centra-se no ensino de temas mais relacionados com a Biologia, deixando de fora tópicos de Física e Química* e mesmo discussões acerca de inovações tecnológicas às quais os estudantes têm acesso, o projeto aqui apresentado visa desenvolver e aplicar seqüências didáticas interdisciplinares com o intuito de formar alunos científica e tecnologicamente alfabetizados. Para isso, apoiamo-nos no conceito de enculturação científica (Capecchi, 2004, Driver et al, 1999, Cobern e Aikenhead, 1998, Aikenhead, 1996), certos de que, uma vez que os alunos forem apresentados às Ciências e introduzidos em sua cultura através do uso de suas ferramentas, como as linguagens gráfica e oral, terão mais capacidade de se tornar adultos cientificamente letrados e capazes de participar de decisões cotidianas que se refiram, de alguma forma, às Ciências e seus desdobramentos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)