Busca avançada
Ano de início
Entree

Racionalidade, performance e ritualistica nas operacoes de assaltos contra instituicoes financeiras.

Processo: 06/52503-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:John Cowart Dawsey
Beneficiário:Jânia Perla Diógenes de Aquino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/53006-2 - Antropologia da performance: drama, estética e ritual, AP.TEM
Assunto(s):Eficiência   Comportamento ritualístico   Racionalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mundo Do Crime | Performance | Racionalidade | Ritual

Resumo

Este projeto de pesquisa aborda o fenômeno dos “assaltos contra instituições financeiras” (roubos e furtos contra bancos, carros fortes e empresas de guarda-valores) no Brasil. Tais ocorrências criminosas serão abordadas como operações complexas e sofisticadas, que utilizam equipamentos modernos e mão-de-obra especializada, demandando investimentos monetários em infra-estrutura e resultando em as altas quantias aos indivíduos que as empreendem. Assim, o trabalho tratará da relação entre a racionalidade com relação afins, no sentido weberiano, subjacente os assaltos contra instituições financeiras e as performances das quadrilhas ao organizarem e efetuaram tais ações. As diferentes etapas que compõem uma operação de assalto (escolha do alvo, elaboração de um plano, escolha das pessoas que irão participar do assalto, viabilização de infra-estrutura, execução do assalto e fuga) serão analisadas com base na idéia de seqüência total da performance de Richard Schechner (estudioso do teatro que juntamente com Vitor Turner tem sido considerado criador de uma campo de estudos denominado “Antropologia da Performance”). Considerando os códigos de comunicação simbólica que são criados ou movimentados por assaltantes e vítimas durante a efetivação de um roubo, e os sistemas de classificação e valoração que são expressos nas avaliações de pessoas de diferentes faixas etárias, regiões geográficas, graus de escolaridade e camada social, acerca desta modalidade de crime, a pesquisa, apoiando-se nas perspectivas teóricas de Vitor Turner e Stanley Tambiah, buscará elucidar também a dimensão ritual dos “assaltos contra instituições Financeiras”. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AQUINO, Jânia Perla Diógenes de. Príncipes e castelos de areia: performance e liminaridade no universo dos grandes roubos. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.