Busca avançada
Ano de início
Entree

Ordem, poder e valores: legitimidade, legitimação e o uso da força no direito internacional contemporâneo

Processo: 06/52494-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito
Pesquisador responsável:Ari Marcelo Solon
Beneficiário:Rogaciano Bezerra Leite Neto
Instituição Sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Soberania   Legitimidade   Ordenamento jurídico   Direito internacional   Ajuda humanitária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conselho De Seguranca | Guerra Justa | Intervencao Humanitaria | Obrigacao Juridica | Soberania

Resumo

O tema da legitimidade do ordenamento jurídico tem sido objeto de grandes controvérsias entre os estudiosos do Direito, especialmente com o fenômeno de sua positivação - que institucionaliza a mudança das normas jurídicas. Todavia, a legitimidade tem sido tradicionalmente estudada somente sob o prisma dos direitos internos dos Estados - mas freqüentemente de forma reducionista. Sua discussão tem sido evitada pelos teóricos do Direito Internacional, uma vez que em âmbito internacional uma série problemas ocorre, como a dispersão dos procedimentos legais, a pluralidade de ordenamentos jurídicos dos Estados soberanos, dos valores e das culturas distintas que os orientam, a ausência de uma autoridade central que efetivamente imponha a resolução de controvérsias e a precária adesão à lei pelos Estados. O uso da força no Direito Internacional transformou-se bastante nas últimas duas décadas devido ao fim da guerra fria, à proliferação de conflitos intra-estatais e de posteriores intervenções humanitárias e, mais recentemente, aos ataques terroristas de setembro de 2001 e às guerras do Afeganistão e do Iraque. Potências hegemônicas tentam buscar a legitimação de atos de agressão reprovados pelo direito internacional, instituições jurídicas-políticas internacionais como o Conselho de Segurança têm sua legitimidade contestada num contexto de significativas indefinições em que há proliferação de atores internacionais e a universalização de certos valores - ou a tentativa de universalizá-los pelas potências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE NETO, Rogaciano Bezerra. Ordem, poder e valores: legitimidade, legitimação e o uso da força no direito internacional contemporâneo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Direito (FD/SBD) São Paulo.