Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem, producao e avaliacao da atividade da enzima lipase a partir de leveduras silvestres.

Processo: 06/53940-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Francisco Maugeri Filho
Beneficiário:Rosana Goldbeck Coelho
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leveduras   Enzimas   Especificidade   Triagem   Lipase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Lipolitica | Enzima | Especificidade | Leveduras | Lipase | Triagem

Resumo

As lípases constituem importante grupo de enzimas definidas como carboxilesterases que catalisam a hidrólise de cadeias longas de acilgliceróis na interface água-óleo, e estão amplamente distribuídas na natureza estando presentes em animais e vegetais, podendo ser produzidas por microrganismos como fungos e bactérias. As lípases apresentam promissoras aplicações comerciais devidos sua estabilidade, seletividade, larga especificidade por substratos e capacidade de síntese orgânica. Em face disso, este trabalho tem como objetivo selecionar leveduras silvestres produtoras de lípase, bem como estudar a especificidade da enzima. Primeiramente será realizada uma triagem de leveduras silvestres que apresentam capacidade de produção de lípase, e em uma segunda etapa, após a seleção dessas leveduras, a lípase será caracterizada quanto a sua atividade lipolítica, especificidade, perfis de pH e temperatura e capacidade biocatalítica de síntese orgânica. As cepas de leveduras produtoras de lípase serão selecionadas considerando-se a atividade da lípase quando cultivadas em placas de ágar contendo Rhodamine B, 0,001% (p/v), caldo nutriente, 0,8% (p/v), NaCl, 0,4% (p/v), ágar 1% (p/v) e óleo de oliva 3% (v/v), em água destilada, pH 6,5, a temperatura de 55ºC por 18 horas. A especificidade da enzima será determinada através de análise espectrofotométrica, utilizando 0,01 M de ésteres de p-nitrofenol (C2, C3, C4, C6, C10, C12, C16, C18) como substratos. Para verificar a atividade catalítica, será realizada a síntese do heptil oleato em meio orgânico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COELHO, Rosana Goldbeck. Triagem, produção e avaliação da atividade da enzima lipase a partir de leveduras silvestres. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.