Busca avançada
Ano de início
Entree

O rigor da morte: a construcao simbolica do animal de corte na producao industrial brasileira.

Processo: 06/53854-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Nádia Farage
Beneficiário:Juliana Vergueiro Gomes Dias
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil   Produção industrial   Abate humanitário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abate Humanitario | Animal De Corte | Animalidade | Brasil | Producao Industrial

Resumo

O presente projeto visa uma análise da construção do estatuto dos animais domésticos comestíveis no contexto industrial brasileiro contemporâneo. Para tanto, buscará, focalizar a fase final da produção, o abate, que, articulando-se ao universo do consumo, constitui um forte momento simbólico na construção do comestível, isto é, o animal de corte. A pesquisa deverá abordar os discursos e práticas que intervém nesse momento do abate - especificamente o "abate humanitário", de regulamentação recente no Brasil -, ou seja, discursos e práticas do Estado, da produção tecnocientífica e da indústria a ela relacionada, bem como das organizações de defesa animal, buscando compreender qual é o lugar classificatório resultante, para o homem e para o animal, da operação de transformação de um animal em produto comestível. Buscar-se-á, assim, apreender uma disputa por possíveis significados da categoria "animal de corte", que, associada à construção do ato humano do abate, mediado por objetos tecnológicos, vem constituir um espaço privilegiado para apreender visões conflitantes sobre a relação entre natureza e cultura em contextos industriais. Nesse sentido, a pesquisa poderá trazer uma contribuição etnográfica ao tema das representações relativas à produção e consumo de animais no país, auxiliando na construção de um horizonte comparativo para o debate teórico corrente, quanto à relação entre natureza e cultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Juliana Vergueiro Gomes. O rigor da morte: a construção simbolica do animal de açougue na produção industrial brasileira. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.