Busca avançada
Ano de início
Entree

No ecran das folhas brancas: cinema nas leituras, producao jornalistica e criacao literaria de mario de andrade.

Processo: 06/53759-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Marcos Antonio de Moraes
Beneficiário:Paulo José da Silva Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica genética   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema | Critica Genetica | Literatura Brasileira | Periodismo

Resumo

As evidências do interesse do escritor Mário de Andrade (1893-1945) pelo cinema podem ser localizadas, a partir da década de 1920, nos artigos em que ele focaliza filmes em diversos periódicos, bem como em sua obra literária, nas constantes referências a "fitas", atores, diretores e a salas de exibição. A atenção dispensada pelo escritor à arte cinematográfica evidencia-se em seu trajeto de leituras e estudos, passível de rastreamento em livros e revistas em sua biblioteca, em anotações à margem dos mesmos, em suas fichas de trabalho, presentes em seu arquivo, como também em sua vasta correspondência, inédita e publicada. Esse material, valiosa fonte para a constatação de diálogos intertextuais na produção de Mário de Andrade, possibilita a realização de pesquisa no terreno da Crítica Genética, visando localizar leituras e notas marginais que esboçam sua reflexão e se traduzem em críticas cinematográficas, bem como em menções à sétima arte em sua poesia e prosa. Partindo da constatação de que o cinema se mostra tanto na produção literária e jornalística do autor de Macunaíma, quanto em seus estudos, o projeto '"No écran das folhas brancas': cinema nas leituras, produção jornalística e criação literária de Mário de Andrade" propõe uma articulação entre as esferas das leituras e da criação, com o objetivo de perceber de que forma os esforços de sistematização do conhecimento a respeito de cinema deságuam em seus textos na imprensa, em sua poesia e em sua ficção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Paulo José da Silva. No écran das folhas brancas: o cinema nas leituras. Produção jornalística e criação literária de Mário de Andrade. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.