Busca avançada
Ano de início
Entree

Um narrador no limite: o caminho da primeira pessoa beckettiana das nouvelles aos textes pour rien.

Processo: 06/52821-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Fábio Rigatto de Souza Andrade
Beneficiário:Lívia Bueloni Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Samuel Beckett
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Foco Narrativo | Modernismo Europeu | Narrativa Moderna | Samuel Beckett

Resumo

O projeto está voltado para o estudo do narrador de um importante período da obra em prosa de Samuel Beckett (1906-1989). O momento escolhido inicia-se com as novelas Premier Amour (1970), L'expulsé, Le calmant e La fin (1955), primeiros textos em francês do autor, e encerra-se com a obra Textes pour rien (1955), o que abrange a produção em prosa de Beckett entre 1945 e 1950. A importância desta fase está principalmente no surgimento do narrador em primeira pessoa tipicamente beckettiano, caracterizado por seu discurso instável, movido a impasses e questionamentos sobre a própria história narrada. O narrador inaugurado com as novelas projeta-se na trilogia romanesca composta por Molloy, Malone Meurt e L'innommable e, a partir deste último romance, chega ao ápice de seus questionamentos e tentativas de construir uma história, sem achar uma saída. Este processo de desintegração e angústia narrativa ainda perdura na obra Textes pour rien, treze fragmentos marcados pela constante busca em tomo do que expressar e de que forma. O objetivo da pesquisa é o estudo do caminho percorrido pelo narrador em primeira pessoa neste período, já que após este f impasse, a prosa beckettiana segue novos rumos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Lívia Bueloni. Um narrador no limite: o caminho da primeira pessoa beckettiana das nouvelles aos textes pour rien. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.