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As apropriações da Escola Nova e as representações do trabalho docente nas autobiografias de professoras (1920-1960)

Processo: 06/52770-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Wiara Rosa Rios Alcântara
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Autobiografias   Escola nova
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriacao | Autobiografia | Escola Nova | Praticas Escolares | Representacao | Trabalho Docente

Resumo

Apresenta-se, aqui, um estudo das apropriações das idéias da Escola Nova, que produziram representações do trabalho docente, as quais são objetos de disputas no campo educacional. Para tanto, as principais fontes serão quatro autobiografias escritas por professoras sobre o período que vai de 1920-1960. Tais fontes, como objetos históricos e culturais produzidos por professores, constituem instâncias privilegiadas para a apreensão das apropriações e representações, pois, pelo seu caráter indiciário, fornecem outros elementos significativos para o conhecimento da educação no período que seriam difíceis de obter por meio de outras fontes. Conhecer as apropriações dos saberes e praticas da Escola Nova fornece elementos para entender como os professores se apropriam das novas propostas pedagógicas e como as diferentes formas de interpretação criam representações do trabalho docente que marcam a identidade da profissão. (AU)

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