Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de epítopos da protease de HIV-1 alvos de resposta de células t CD4+ em pacientes infectados pelo HIV-1

Processo: 06/53134-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Edecio Cunha Neto
Beneficiário:Natalie Guida Muller
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):HIV-1   Mutação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antigenicidade | Epitopos T Cd4+ | Hiv-1 | Mutacao | Resistencia

Resumo

Ainda não foram relatados epítopos de células T CD4+ na protease do HIV-1. Pretendemos investigar a antigenicidade de peptídeos previstos como promíscuos na protease de HIV-1 (cepa HXB2) que sejam alvos de respostas de células T CD4+ em diferentes grupos de pacientes infectados por HIV-1 inclusive em pacientes que carregam mutações selecionadas por Inibidores da protease (IP). Peptídeos da protease do HIV-1 (HXB2) previstos, in silico, de se ligarem a múltiplas moléculas de HLA-DR serão sintetizados. As respostas de células T dos pacientes contra os peptídeos e contra a protease recombinante serão determinadas pela produção de g-IFN e IL-2 em ensaio ELISPOT e proliferação com CSFE. A promiscuidade dos peptídeos será avaliada em ensaios de ligação a moléculas HLA-DR mais prevalentes. Também será feito o sequenciamento da protease do HIV-1 endógeno de cada paciente e analisado a ocorrência de mutações selecionadas por IP. As respostas de células T CD4+ dos pacientes infectados por HIV-1 que carregam mutações na protease serão comparadas às respostas dos pacientes infectados por HIV-1 que não carregam tais mutações. Nós esperamos obter informações que sustentem a nossa hipótese de que os peptídeos da protease de HIV-1 previstos como promíscuos sejam reconhecidos por células T CD4+ em uma proporção significante de pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MULLER, Natalie Guida. Identificação de epitopos da protease de HIV-1 alvos de respostas de células T CD4+ em pacientes infectados pelo HIV-1. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.