Busca avançada
Ano de início
Entree

O soprano ligeiro na opera: sua tecnica delimitando suas personagens.

Processo: 99/09082-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2001
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Ópera
Pesquisador responsável:Niza de Castro Tank
Beneficiário:Maria Elizabeth Ratzersdorf
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Canto   Interpretação   Técnica vocal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bel-Canto | Canto | Interpretacao | Opera | Soprano Ligeiro | Tecnica Vocal

Resumo

Este trabalho se propõe a demonstrar como a adaptação do soprano ligeiro à técnica do Bel-Canto particularizou as personagens de ópera para esse registro vocal a partir do século XIX, através de: 1) apresentação dos elementos básicos da técnica vocal do Bel-Canto; 2) caracterização do trabalho dessa técnica para o registro de soprano ligeiro; 3) análise histórica e técnico-interpretativa das personagens para o referido registro vocal. Assim, poderemos acompanhar o desenvolvimento desse inter-relação, verificando como ela aconteceria na atual situação do mercado de trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RATZERSDORF, Maria Elizabeth. O soprano ligeiro na opera: sua arte e otimização de sua tecnica. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.