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A relacao entre a percepcao de pais e professores e a capacidade de resolucao de conflitos de pais de criancas em idade escolar encaminhadas para tratamento psicologico.

Processo: 02/05332-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Denise Costa Ribeiro
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Child behavior checklist
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Child Behavior Checklist | Percepcao Comportamental

Resumo

Observa-se na literatura estudos empíricos verificando que, muitas vezes, embora os pais e professores percebam as crianças como problemáticas e as encaminhem para tratamento psicológico, elas não apresentam diferenças comportamentais significativas em relação às crianças não encaminhadas. Com isso, o número de crianças que não apresentam problemas comportamentais que são encaminhadas para tratamento é alto. Também verifica-se uma relação entre o perfil comportamental das crianças, seu encaminhamento e a habilidade dos pais em solucionar conflitos com seus filhos. O presente trabalho busca investigar a relação entre o perfil comportamental e a percepção que pais e professores e a habilidade em solução de conflitos de seus pais. A relevância deste estudo deve-se a seu caráter preventivo, buscando diminuir o número de crianças sem problemas comportamentais que buscam tratamento psicológico, e também o desenvolvimento de um instrumento de investigação da habilidade de solução de conflitos adaptado para a população brasileira. (AU)

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