Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho cognitivo de criancas nascidas com baixo peso na fase escolar: estudo comparativo de criancas nascidas com muito baixo peso (1.500g ou menos) e baixo peso limitrofe (2.000 a 2.500g).

Processo: 98/00435-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Maria Beatriz Machado Bordin
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Recém-nascido prematuro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Assistida | Avaliacao Cognitiva | Prematuridade | Rn Baixo Peso

Resumo

Propõe-se o presente estudo com o objetivo de: a) avaliar o desempenho cognitivo de crianças na fase escolar, com idade de oito a dez anos, nascidas com baixo peso, comparando crianças muito baixo peso (1.500g ou menos) e crianças baixo peso limítrofe (2.000g a 2.500g); b) proceder a avaliação cognitiva combinando duas abordagens: avaliação psicométrica da inteligência e avaliação assistida em situação de resolução de problema a avaliação cognitiva das crianças será contextualizada por características da própria criança e características do ambiente familiar. Para tanto, pretende-se estabelecer a relação entre desempenho cognitivo e condições de nascimento avaliadas pelo pediatra, tempo de permanência na UTI, intercorrências durante a internação, história de desenvolvimento, características comportamentais atuais da criança, nível de escolaridade, qualificação ocupacional dos pais, renda familiar e nível cognitivo da mãe. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)