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A relacao entre a atividade de pensamento e a apropriacao da cultura na psicologia de a. n. leontiev e sua incorporacao a dissertacoes e teses em educacao no brasil no periodo de 1987 a 2004.

Processo: 05/53994-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Newton Duarte
Beneficiário:Nadia Mara Eidt
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Marxismo   Psicologia cultural-histórica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leontiev | Marxismo | Psicologia Historico-Cultural | Teoria Da Atividade

Resumo

O psicólogo russo A. N. Leontiev desenvolveu a Teoria da Atividade, que atualmente fundamenta pesquisas em diversos campos do conhecimento, como Psicologia, Educação, Antropologia, Lingüística e Filosofia. No entanto, as obras de Leontiev ainda são pouco estudadas no Brasil. Dentre alguns intérpretes da produção desse autor tem-se verificado a negação dos fundamentos filosóficos marxistas no qual se baseia sua teoria, aproximando-a de perspectivas teóricas distintas, como é o caso do Construtivismo. Em conseqüência disso, alguns conceitos são destacados e outros omitidos, produzindo interpretações equivocadas da obra de Leontiev. Diante dessa problemática, os objetivos da presente pesquisa são: 1) Investigar o desenvolvimento histórico da produção de Leontiev e sua relação com as produções de outros integrantes da Psicologia Histórico-Cultural. 2) Discutir suas principais contribuições para a Educação e a Psicologia da Educação. 3) Analisar as dissertações e teses brasileiras defendidas de 1987 a 2003 nos Programas de Educação e Psicologia da Educação que tiveram como referencial os textos de Leontiev, procurando identificar como este autor tem sido apropriado. Para a realização deste estudo, será utilizada a pesquisa bibliográfica. Objetiva-se obter uma maior compreensão dos rumos das pesquisas brasileiras sobre Teoria da Atividade nas áreas de Educação e Psicologia da Educação, assim como de suas aplicações nesses campos de conhecimento. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EIDT, Nadia Mara. A educação escolar e a relação entre o desenvolvimento do pensamento e a apropriação da cultura: a psicologia de A. N. Leontiev como referência nuclear de análise. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.