Busca avançada
Ano de início
Entree

Infecção de mancha preta dos citros em condições de campo

Processo: 01/11311-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Lilian Amorim
Beneficiário:Alexandre Furtado Silveira Mello
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura orgânica   Tomate   Mancha preta   Controle alternativo de doenças de plantas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura Organica | Controle Alternativo | Defensivo Alternativo | Tomate Organico

Resumo

O tomate é a hortaliça mais consumida no Brasil, com uma produção de 3.043 toneladas, volume responsável por 21,55% da produção total de produtos hortícolas do país. Os métodos de cultivo do tomateiro empregados atualmente utilizam grandes quantidades de insumos químicos tais quais adubos e defensivos. O uso excessivo de defensivos pode causar danos aos consumidores, trabalhadores rurais e ao meio ambiente. A sociedade brasileira vem conscientizando-se dos efeitos deletérios dos defensivos agrícolas nos alimentos e a demanda por produtos livres de resíduos químicos vem aumentando ano a ano. O cultivo do tomate com práticas de agricultura orgânica vem crescendo, juntamente com a demanda do mercado, mas há poucos produtos que podem ser utilizados em substituição aos defensivos químicos tradicionais. O estudo e o desenvolvimento de técnicas e produtos que possam ser utilizados no cultivo de tomate orgânico ainda são muito restritos. Desta forma, a avaliação da eficácia e a determinação de concentrações ótimas de uso de produtos de origem natural tais quais extratos de nim, biofertilizantes e o licor pirolenhoso são de grande importância para o desenvolvimento de métodos alternativos de controle, que em virtude da sua natureza causam menor impacto ambiental. Neste trabalho a eficiência destes produtos na inibição de crescimento de patógenos do tomateiro será quantificada in vitro, em meio de cultura, e in vivo em plantas de tomateiro em estufa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Alexandre Furtado Silveira. Influência da umidade na liberação de ascósporos e na pré-penetração de Guignardia citricarpa Kiely [Phyllosticta citricarpa (McAlp.) van der Aa]. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.