Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do papel do oxido nitrico e especies relacionadas na doenca periodontal em ratos.

Processo: 02/10087-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Marcelo Nicolas Muscara
Beneficiário:Bruno Schneider Herrera
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico sintase   Periodontite   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamacao | Oxido Nitrico Sintase | Periodontite | Radicais Livre

Resumo

A doença periodontal é a doença crônica mais prevalente na dentição humana, a qual está relacionada tanto com a presença de associações de bactérias e seus produtos como com a própria destruição tecidual causada pelas células de defesa do hospedeiro. Periodontite, bem como qualquer outra doença inflamatória crônica, resulta em um desarranjo desses fatores no hospedeiro. Quanto à produção de citocinas, as células polimorfonucleares (PMN) produzem interleucina-1a, interleucina-1b, fator de necrose tumoral (FNT-a), interleucina-6, entre outras. Outro mediador envolvido na doença periodontal é o oxido nítrico (NO). O NO parece ser um importante regulador do metabolismo ósseo, visto que osteoblastos e osteoclastos não só produzem, mas também respondem ao NO, podendo assim ser importante no desenvolvimento da doença periodontal. Na atualidade, a relação entre o NO e a doença periodontal não está muito clara e as informações disponíveis são limitadas e controversas a respeito da produção e a ação do NO na cavidade bucal. Assim, o presente projeto tem como objetivos estudar: 1) a produção local e sistêmica de NO na doença periodontal induzida em ratos através da quantificação de íons nitrito e nitrato, a atividade e expressão das isoformas de NOS e expressão de resíduos protéicos de nitrotirosina, e 2) a participação do NO na etiologia da doença periodontal através da estimação da perda óssea em animais tratados cronicamente com inibidores da síntese de NO. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERRERA, BRUNO S.; MARTINS-PORTO, RODRIGO; MAIA-DANTAS, ALINE; CAMPI, PAULA; SPOLIDORIO, LUIS C.; COSTA, SORAIA K. P.; VAN DYKE, THOMAS E.; GYURKO, ROBERT; MUSCARA, MARCELO N.. iNOS-Derived Nitric Oxide Stimulates Osteoclast Activity and Alveolar Bone Loss in Ligature-Induced Periodontitis in Rats. Journal of Periodontology, v. 82, n. 11, p. 1608-1615, . (02/10087-1, 08/02893-4)