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A retomada do desenvolvimento das estradas de ferro: o caso catarinense.

Processo: 00/00588-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Pesquisador responsável:Armen Mamigonian
Beneficiário:Márcio Rogério Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Desestatização   Reestruturação   Santa Catarina   Estatização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concessoes | Desestatizacao | Estatizacao | Estradas De Ferro | Reestruturacao | Santa Catarina

Resumo

Meio século depois da invenção da primeira locomotiva a vapor sobre trilhos (1804), as ferrovias chegaram ao Brasil, num ritmo de desenvolvimento que vai durar até a implantação do sistema rodoviário (década de 1930) e das indústrias automobilísticas (década de 1950), quando então o setor ferroviário entra em declínio. Contudo, com as concessões realizadas a partir de 1995, desponta-se uma possível reestruturação no setor. Constatamos que em Santa Catarina, o período de auge do setor contribuiu para o desenvolvimento de alguns municípios (Criciúma, Joinville, etc.) e regiões (Norte, Sul, etc.), uma vez que favorece o escoamento das safras agrícolas e dos produtos industriais para os grandes mercados nacionais e internacionais. Com a falta de investimentos e o auge do setor rodoviário as ferrovias perderam importância no Estado. Atualmente o setor está passando por grandes transformações, principalmente a partir das concessões realizadas, onde todas as linhas ferroviárias (Ferrovia Tereza Cristina, linhas da Cia. Sul Atlântico no Estado e a Ligação São Francisco - Rio Negro) passaram a ser exploradas pela iniciativa privada. No Estado observa-se que alguns projetos importantes para o desenvolvimento dos municípios e regiões catarinenses, nunca foram colocados em prática, como: A Ligação Lages-Estreito (1911), a Ligação Imbituba-Joinville (1991), a Ferrovia da Integração (1995), e a reativação da E. F. Santa Catarina, desativada em 1971, pela Rede Ferroviária Federal S. A. (AU)

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