Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do desempenho manifesto e da atenção na aprendizagem implícita e explícita de regras em um teste de tempo de reação serial

Processo: 98/13456-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Maria Cristina Magila
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção (processos psicológicos)   Aprendizagem   Tempo de reação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem De Regras | Aprendizagem Implicita | Atencao | Desempenho Manifesto | Tempo De Reacao

Resumo

Aprendizagem implícita designa a aquisição de conhecimento sobre as regras que governam a organização dos estímulos do meio, cujo produto não pode ser verbalizado. Dentre os procedimentos experimentais destinados à avaliação deste tipo de aprendizagem inclui-se a prova de tempo de reação serial. A presente investigação propõe uma modificação do teste de tempo de reação serial visando a que se torne um instrumento mais adequado para a avaliação da aquisição implícita de regras, e não de itens, como parece ocorrer no procedimento original. Utilizando-se tal prova modificada, objetiva-se investigar a aprendizagem implícita e a aprendizagem explícita da regra subjacente à organização do material, tanto isoladamente como com divisão de atenção, mediante desempenho e mediante observação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)