Busca avançada
Ano de início
Entree

A nocao cde civitas no livro xix d'a cidade de deus de agostinho.

Processo: 05/57762-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Moacyr Ayres Novaes Filho
Beneficiário:Luiz Marcos da Silva Filho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades   Paz
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade | Genero Humano | Paz | Pvo

Resumo

O objetivo deste trabalho é examinar a noção agostiniana de civitas presente no livro XIX d'A cidade de Deus. Para tanto, em um primeiro momento, apresentaremos como pano de fundo uma distinção política entre a busca pela eternidade e pela imortalidade. Com efeito, parece ser uma inovação de Agostinho a consideração da eternidade, e não da imortalidade, como finalidade da civitas. Assim, em um segundo momento, essa noção de cidade será propriamente examinada no livro XIX. Neste, que tem motivo principal o fim das cidades terrena e celeste, será visto que procurar uma noção de civitas significa buscar, sobretudo, o entendimento a respeito do modo por que ela pode realizar uma transcendência em direção à eternidade. Em termos mais precisos, trata-se de saber se é a própria cidade que, após o termo da história, adentrará a vida eterna; ou se são somente os cidadãos que, individualmente, podem realizar essa transcendência. Para responder essa questão, será decisiva a análise agostiniana sobre os fins dos bens e dos males, sobre a vida social, a paz e sobre a definição ciceroniana de res publica e populus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA FILHO, Luiz Marcos da. A definição de populus n\'A cidade de Deus de santo Agostinho: uma controvérsia com Da república de Cícero. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.