Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura negra na sala de aula: pode um cantinho de africanidades elevar a auto-estima de crianças negras e melhorar o relacionamento entre crianças negras e brancas?

Processo: 02/06231-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Beneficiário:Valéria Aparecida Algarve
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Autoestima   Cultura (sociologia)   Identidade étnica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Africanidades | Auto-Estima | Cultura | Escola | Identidade

Resumo

Este projeto surge do resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica realizada com crianças de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental e seus professores, da cidade de São Carlos/SP, na qual se observou que as crianças negras possuem baixa auto-estima, negam sua identidade, são rejeitadas e pouco conhecem de sua cultura; quanto aso professores, apontaram não trabalhar essas questões por falta de conhecimento e tempo, devido ao programa a seguir. Diante desta realidade e baseada na experiência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da UFSCar, surge a proposta deste projeto: criar um cantinho de africanidades, contendo livros, objetos, figuras, fotos, esculturas, artesanatos, roupas, bijuterias, instrumentos musicais que retratem a cultura e história do povo negro afro-brasileiro ou africano, no fundo de uma sala de aula de uma 3ª ou 4ª série do ensino fundamental, sendo renovado e trabalhado de forma interdisciplinar durante o ano letivo, num processo de colaboração entre pesquisadora e professora. Com este cantinho, o objetivo da pesquisa será verificar as mudanças que este exercerá na auto-estima e identidade de crianças negras, no relacionamento entre crianças brancas e negras, assim como o estímulo, busca e trabalho do professor, em sala de aula com a cultura afro-brasileira e africana. Este trabalho, pode servir de estímulo para que outros professores desenvolvam trabalhos semelhantes, contribuindo para a valorização do aluno negro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)