Busca avançada
Ano de início
Entree

Vale do ribeira, sp: subdesenvolvimento e estagnacao - estilos de desenvolvimento e perspectivas.

Processo: 96/00047-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 1996
Vigência (Término): 30 de abril de 1998
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Helena Ribeiro
Beneficiário:Flávio Tayra
Instituição-sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Recursos naturais   Vale do Ribeira (SP)   Desenvolvimento econômico

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva buscar os condicionantes histórico-econômicos que levaram a região do Vale do Ribeira (SP), à situação de atraso e subdesenvolvimento em que atualmente se configura. Neste sentido, partimos de três considerações básicas que acreditamos, podem nos esclarecer sobre tal quadro: a) o espaço geográfico no processo de desenvolvimento; b) a estrutura dual da economia brasileira; e c) o papel dos elementos endógenos na região (recursos naturais e humanos). Tais considerações estão imbricadas entre si, mas se manifestam em momentos distintos da história regional. Com relação aos recursos naturais da região, um aspecto importante a ser ressaltado é que a maior parte de sua área encontra-se inserida em Áreas de Proteção Ambiental, e constitui-se num dos últimos redutos de Mata Atlântica do país. Desta forma, a variável ambiental assume papel preponderante num projeto de desenvolvimento da região, e o torna ainda mais complexo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.