Busca avançada
Ano de início
Entree

Computação quântica, computação paraconsistente e lógica: interrelações e fundamentos dos algoritmos quânticos

Processo: 05/04123-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Walter Alexandre Carnielli
Beneficiário:Juan Carlos Agudelo Agudelo
Instituição-sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lógica paraconsistente   Computação quântica

Resumo

A computação quântica é hoje uma área de intensa atividade de pesquisa e que desperta grande interesse, devido em grande parte ao algoritmo quântico construído por Peter Shor para fatoração de inteiros em tempo polinomial, um problema para o qual não se conhece solução polinomial por meio de algoritmos clássicos. Mesmo com o resultado de Shor e desenvolvimento subsequente, as verdadeiraspotencialidades da computação quântica ainda não são claras. Com este projeto se pretende oferecer uma melhor explicação do papel que desempenham algumas características essenciais da computação quântica (superposição de estados, paralelismo quântico, estados emaranhados e interferência quântica) na construção de algoritmos quânticos eficientes. Para tal fim, a abordagem que se propõe pode-se dividir em duas frentes. A primeira consiste em estabelecer relações entre modelos de computação quântica e modelos de computação paraconsistentes, abrindo a possibilidade de interpretar, de maneira original, as características da computação quântica. A segunda frente consiste em estudar a lógica subjacente aos modelos de computação quântica e, por meio dela, oferecer uma nova fundamentação lógica às características da computação quântica. A interpretação e a fundamentação lógica das características da computação quântica, tal como as interpretações da mecânica quântica, não se resumem a aspectos técnicos, mas estão ligadas a problemas filosóficos tão relevantes como a questão ontológica da realidade física. Avanços nainterpretação e fundamentação lógica da computação quântica podem influenciarem avanços no mesmo sentido na mecânica quântica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUDELO, JUAN C.; CARNIELLI, WALTER. POLYNOMIAL RING CALCULUS FOR MODAL LOGICS: A NEW SEMANTICS AND PROOF METHOD FOR MODALITIES. Review of Symbolic Logic, v. 4, n. 1, p. 150-170, MAR 2011. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGUDELO, Juan Carlos Agudelo. Computação paraconsistente : uma abordagem logica a computação quantica. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.