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A influencia da informacao sobre o pais de origem de produtos brasileiros durante o processo de compra do consumidor internacional.

Processo: 03/04964-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Dirceu Tornavoi de Carvalho
Beneficiário:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Exportação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Consumidor | Efeito Pais De Origem | Exportacao

Resumo

País de origem refere-se à informação pertencente ao local onde o produto é feito. Os efeitos do país de origem nas avaliações de produtos pelo consumidor podem ser moderados por uma variedade de sugestões de informações intrínsecas e extrínsecas sobre o produto, e por fatores ambientais e individuais, entre eles o grau de envolvimento do consumidor com a compra. A informação sobre o país de origem normalmente é usada pelos consumidores para reduzir a complexidade da tarefa envolvida no processamento de informações. O país de origem serve como uma indicação para inferir a qualidade de um produto ou como um atributo do produto que pode fornecer certos benefícios. O objetivo geral deste projeto é investigar a influência que a informação sobre o país de origem de um produto brasileiro exerce no processo de seleção de alternativas de compra por parte de consumidores estrangeiros. Por um lado, compreender os efeitos do país de origem pode levar a melhores decisões de compra por parte dos consumidores, e por outro, a melhores estratégias para os praticantes de marketing. As organizações lidam com recursos limitados e precisam, portanto, tentar desenvolver estratégias apropriadas à sua base de recursos. O país de origem pode vir a ser utilizado como parte de uma estratégia de diferenciação de produtos brasileiros em mercados internacionais. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. A influência da imagem do Brasil na atitude de consumidores estrangeiros com relação a produtos brasileiros: um estudo com estudantes universitários holandeses. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) Ribeirão Preto.