Busca avançada
Ano de início
Entree

Ativacao de gtpases rho por receptores nmda: morte ou sobrevivencia celular?

Processo: 06/57615-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Dania Emi Hamassaki
Beneficiário:Kelly Cristina Saito
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09047-2 - Desenvolvimento e degeneração da retina de vertebrados: aspectos celulares e moleculares, AP.TEM
Assunto(s):Glutamatos   Retina   Proteínas rho de ligação ao GTP
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Excitotoxicidade | Glutamato | Gtpases Rho | Receptores Namda | Retina

Resumo

Apesar do importante papel de neurotransmissor na retina e no resto do SNC, o glutamato em altas concentrações atua como uma potente neurotoxina. É possível que uma super-ativação de receptores de glutamato possa estar envolvida em neurodegenerações de uma variedade de desordens crônicas, como por exemplo insultos isquêmicos, retinopatia diabética e glaucoma. A morte celular por glutamato está associada a receptores NMDA e não NMDA, sendo a sensibilidade ao agonista NMDA distinta entre os tipos neuronais, sugerindo assim uma ativação de mecanismos moleculares downstream específicos, talvez dependentes de subunidades específicas nestes receptores. É possível que GTPases Rho, Rac1, atue na cascata de sinalização dos receptores NMDA, já que participam da regulação de diversos processos celulares, inclusive apoptose, como nosso grupo demonstrou recentemente na degeneração de fotorreceptores. Além disso, foi demonstrado que a ativação de receptores NMDA induz a ativação de Rad em neurônios do hipocampo. Este projeto tem como objetivo investigar os efeitos da ativação dos receptores NMDA em vias de morte ou sobrevivência celular mediadas por GTPases Rho e seus efetores, com especial ênfase para Rad, inicialmente a linhagem de células N2A, e posteriormente retina de camundongos Balb/c. Certamente este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão de vias de sinalização envolvidas na morte e sobrevivência neuronal, ativadas em patologias que afetam grande parte da população mundial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAITO, Kelly Cristina. Envolvimento de Rac1 na excitotoxicidade induzida por NMDA na retina de ratos.. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.