Busca avançada
Ano de início
Entree

O movimento corporal na educação musical: influências de Emile Jaques Dalcroze em trabalhos de educação musical

Processo: 07/56882-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Beneficiário:Michelle Mantovani
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical   Contemporaneidade   Movimento (fisiologia)   Expressão corporal   Corporeidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contemporaneidade | Dalcroze | Educacao Musical | Movimento

Resumo

Nesta pesquisa pretende-se analisar a importância do movimento corporal na educação musical, partindo da teoria elaborada pelo educador musical suíço Émile Jaques-Dalcroze. O objetivo principal é detectar como os conhecimentos desenvolvidos por este educador foram ou ainda são difundidos entre alguns educadores musicais na atualidade, visando assim observar qual a importância dada por eles ao movimento corporal na educação musical. Este trabalho justifica-se pela importância de uma reflexão acerca do como se dá a educação musical atual, levando em consideração quais são as influências recebidas pelos educadores musicais da teoria de Jaques-Dalcroze, mais conhecida como Rítmica. Os métodos de pesquisa empregados são a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo qualitativa, em que usaremos a metodologia de observação participante, situada por Buford Junker (JUNKER. In LÜDKE; ANDRÉ, 1986, p.29), além de entrevistas com os educadores pesquisados visando coletar informações a respeito de suas práticas educacionais. A fundamentação teórica será dada por DALCROZE e BACHMANN (1998). Os dados resultantes da coleta realizada com educadores musicais serão analisados e avaliados, podendo assim trazer informações acerca do envolvimento do movimento corporal nas propostas de educação musical vigentes. Esperamos com esta pesquisa perceber o alcance e o grau de utilização da Pedagogia Dalcroze na atualidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANTOVANI, Michelle. O movimento corporal na educação musical: influências de Émile Jaques-Dalcroze. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo São Paulo.