Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem da minimizacao do processamento de informatizacao na comunicacao.

Processo: 06/02176-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:José Guilherme de Souza Chaui Mattos Berlinck
Beneficiário:José Eduardo Soubhia Natali
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas dinâmicos   Rede nervosa   Comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao | Geracao De Entropia | Redes De Neuronios | Sistemas Dinamicos | Fisiologia Teórica

Resumo

A comunicação entre indivíduos está presente em todos os táxons conhecidos. A comunicação se dá em determinados ambientes, o que impõe a existência de múltiplos sinais, oriundos de diversas fontes aí presentes. Portanto, o indivíduo necessita selecionar aqueles sinais de potencial valia. A partir dos conceitos da Teoria da Informação, podemos associar “valia” à quantidade de informação presente, o que se traduz na chamada entropia informacional. Dada a miríade de sinais recebidos, para haver a possibilidade de manipular, adequadamente, sinais de valia, o sistema receptor necessita ter uma reserva de processamento. Ao mesmo tempo, em sistemas biológicos, na maior parte das vezes, o receptor será, também, um emissor. Dessa forma, a valia de um sinal está relacionada a uma interação dinâmica entre o emissor/receptor e seu entorno. Manter uma reserva significa, em última instância, diminuir a carga de informação que transita no próprio sistema. Dentro desse contexto, formula-se a hipótese de que esses sistemas devem ter sido selecionados no sentido de diminuir a entropia informacional gerada em seu relacionamento com o entorno, particularmente entre indivíduos de uma mesma espécie. Para testar tal hipótese, pretende-se elaborar um modelo teórico de um sistema dinâmico de redes de neurônios que se relaciona com o entorno. O modelo elaborado será analisado com a obtenção de pontos de equilíbrio, estabilidade, e medidas associadas à entropia informacional das séries temporais geradas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, B. T.; MARTINS, R. A.; NATALI, J. E. S.; RODRIGUES, V. H.; MARQUES, F. S.; CHAUI-BERLINCK, J. G.. Consistency in approximate entropy given by a volumetric estimate. CHAOS SOLITONS & FRACTALS, v. 42, n. 1, p. 322-334, . (06/02176-5, 06/02120-0, 06/01955-0, 06/05490-2, 06/02377-0, 06/02171-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NATALI, José Eduardo Soubhia. Modelagem da minimização do processamento na comunicação. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.