Busca avançada
Ano de início
Entree

Vibro-elastografia: uma nova modalidade acústica de medir as propriedades visco-elásticas do tecido biológico

Processo: 06/03781-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Antonio Adilton Oliveira Carneiro
Beneficiário:Theo Zeferino Pavan
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassonografia Doppler   Ultrassonografia   Viscoelasticidade

Resumo

Para se saber o tipo de lesão, principalmente aqueles com suspeitas de câncer, o paciente é submetido à biópsia. Os métodos de imagens comumente usados para um diagnóstico prévio da morfologia e, em alguns casos do tipo de lesão, são raios-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassom. Nos últimos anos, com o surgimento dos métodos elastográficos, a ferramenta ultrassônica tem sido potencialmente indicada para aplicações envolvendo caracterização dos tecidos biológicos in vivo. Principalmente por ser uma técnica de baixo custo, inócua ao organismo e com a utilização de energia mecânica. O Grupo de Inovação em Instrumentação Médica e Ultrassom (GIIMUS) desenvolve pesquisas sobre métodos elastográficos envolvendo técnicas ultrassônicas e magnéticas. Estes estudos estão sendo feitos em colaboração com o grupo de ultrassom da Mayo Clinic, Rochester, USA com o grupo de ultrassom da University of Wisconsin, Madison, USA e com o grupo de Biomagnetismo da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Este projeto propõe a fusão de duas técnicas elastográficas, vibro-acustografia e a elastografia, para análise das propriedades visco-elásticas dos tecidos biológicos, e será denominada de vibro-elastografia. Este estudo consistirá na excitação mecânica de um alvo focalizado na região de interesse usando campo acústico modulado. A resposta desta perturbação mecânica será avaliada através de análises do efeito Doppler e de coerência de fase a partir de medidas ultrassônicas, adquiridas antes e após a excitação mecânica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAVAN, Theo Zeferino. Estudos de técnicas ultrassônicas para análise de propriedades mecânicas de meios viscoelásticos. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.