Busca avançada
Ano de início
Entree

Diacronia e produtividade dos sufixos -agem, -igem, -ugem, -adego e adiga em português

Processo: 06/58464-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Histórica
Pesquisador responsável:Mário Eduardo Viaro
Beneficiário:Anielle Aparecida Gomes Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produtividade   Diacronia

Resumo

Esta proposição consiste no estudo dos sufixos nominais -agem, -igem e -ugem, tendo em vista conhecer a natureza de cada um destes sufixos, suas funções, relações, dimensões, etc. Tem-se como objetivos: (i) melhor compreensão do processo de formação de palavras em língua portuguesa; (ii) percepção do funcionamento destes sufixos tratados especificamente; (iii) analisar, diacrônica e sincronicamente, as atribuições e as funções que desempenham ou cumprem dentro da língua em questão; (iv) conhecimento do grau de produtividade, desde a sua passagem para a língua portuguesa até à sua realização na época presente, de cada um dos sufixos citados. Tem-se como corpus da pesquisa uma relação de 864 palavras, sendo 820 delas formadas pelo sufixo -agem e um total de 44 verbetes formados pelos sufixos -igem e -ugem, palavras estas já catalogadas pelo grupo de pesquisa "Morfologia Histórica do Português", que atua na Universidade de São Paulo. Resumidamente, far-se-á a: a) seleção do material coletado com o propósito de separar as palavras que são suscetíveis de análise; b) análise etimológica; c) comparação com vocábulos de outras línguas, românicas ou não; d) construção da genealogia dos sufixos tratados. Este projeto justifica-se pela importância que estes sufixos possuem no quadro das línguas românicas e pela inexistência de trabalhos diacrônicos detalhados sobre a sufixação derivacional em língua portuguesa. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Anielle Aparecida Gomes. Diacronia e produtividade dos sufixos -agem, -igem, -ugem, -ádego, -ádigo e -ádiga em português. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.