Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos diacronicos e sincronicos do sufixo - istico(a) no portugues e no galego.

Processo: 07/56249-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Mário Eduardo Viaro
Beneficiário:Nilsa Arean Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Semântica   Língua galega
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Palavras | Lingua Galega | Lingua Portuguesa | Morfologia Historica | Semantica | Sufixo-Istico(A)

Resumo

Sabe-se que o sufixo -ístico(a) é formado pela concatenação do sufixo -ista com o sufixo formador de adjetivos -ico(a), origináoo, assim, um afixo derivacional específico na formação de adjetivos que mostra relação paradigmática com, pelo menos, os sufixos: -ismo e -ista. Seguindo essa linha, dentro do âmbito das pesquisas do Grupo de Morfologia Histórica do Português (GMHP) liderado pelo Prof. Dr. Mário Eduardo Viaro , serão estudados os aspectos semânticos, paradigmáticos e composicionais do sufixo -ístico(a) no português e no galego, línguas próximas e que compartilham um passado comum, baseando-se na premissa, segundo a qual o significado da base é diferente do sufixo e do da palavra formada pela derivação com este. Sob essa ótica e seguindo a metodologia proposta por AREÁN-GARCÍA (2007), traçar-se-á, inicialmente, um panorama histórico e um mapeamento geral do significado e das relações paradigmáticas das palavras derivadas por ele em várias línguas, pois o sufixo assume formas internacionais provenientes do impacto das línguas veiculares na disseminação lexical. Posteriormente, será feita uma comprovação em corpora, com a finalidade de averiguar o seu comportamento semântico, bem como suas relações paradigmáticas e composicionais com outros sufixos, especificamente, nas línguas portuguesa e galega. Somente, então, será feito um estudo exaustivo sobre um inventário de palavras, do galego e do português, formadas com o sufixo para o qual se proporá uma classificação semântica, que detalhada por perspectivas históricas, etimológicas e contextuais, conduzirá a uma classificação semântica do sufixo que auxiliará na especificação das relações paradigmáticas e composicionais do sufixo -ístico(a), no português e no galego. Este "projeto justifica-se pela importância que a sufixação e suas relações possuem no quadro das línguas românicas e pela quase inexistência de trabalhos detalhados na área que aliem estudos diacrônicos aos sincrônicos nas línguas em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Nilsa Arean. Aspectos sincrônicos e diacrônicos do sufixo -ístico(a) no português e no galego. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.