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O grupo escolar cardos de almeida e o projeto republicano de expansao do ensino (1896-1920).

Processo: 06/59131-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Jose Luis Sanfelice
Beneficiário:Lidiany Cristina de Oliveira Godoi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Cardoso De Almeida | Educacao Republicana | Grupos Escolares | Historia Da Educacao | Instituicoes Escolares

Resumo

Durante os primeiros anos do Brasil República a educação escolarizada atinge uma grande relevância social e política. Dentro deste contexto, os grupos escolares, implantados através da Primeira Reforma da Instrução Pública Paulista (1892-1896) tornaram-se importantes centros de difusão de cultura e de uma nova ordenação social: a civilização das massas e a modernização da sociedade (Souza, 1998 b), ocasionando mudanças significativas no ensino primário. Com a criação dos grupos escolares, pela primeira vez a escola se torna uma instituição específica, dotada de uma identidade própria (Faria Filho, 1998). A implantação do Grupo Escolar Cardoso de Almeida localizado na cidade de Botucatu-SP, em 1896, representou para o município e sua região um marco institucional e arquitetônico, fato que resultou no tombamento do edifício em 2002 como patrimônio histórico e cultural da cidade. Contudo, não existem estudos sistematizados sobre suas origens. Desse modo, pretende-se com esta pesquisa, realizar uma construção histórica desta instituição, desde sua fundação até 1920, considerando que este estudo trará importantes contribuições para a compreensão do projeto republicano de expansão do ensino, uma vez que, os grupos escolares - dadas as suas especificidades em diferentes municípios ou regiões - compõem em seu conjunto, o cenário do educacional brasileiro deste período histórico. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOI, Lidiany Cristina de Oliveira. Botucatu e a expansão do ensino na Primeira República: historia do Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida (1895-1920). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.